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Regras de Segurança

Regras de Segurança

Excerto do Regulamento Nacional de Aeromodelismo – Código Desportivo da F.P.Am. (pags 22 a 25)

 Normas Gerais

Proibições

Uso de Hélices e pás de rotores com lâminas metálicas.
Uso de Hélices ou rotores reparados.
Uso de motores impropriamente montados.
Uso de narizes e porcas de hélices aguçados.
Uso de equipamento de rádio sem montagem anti-choque onde haja vibrações mecânicas.
Uso de lastro ou partes pesadas sujeitas a serem projectadas.
Mechas fusíveis que ardam e não estejam encerradas em tubo ou similar que as apague.
Recomendado

O modelo dever ser portador de identificação pessoal do proprietário, ou seja, o número e letras constantes da licença desportiva nacional.
Todas as peças pontiagudas de um modelo devem ter na ponta um raio mínimo de 5mm.
Verificações Antes do Voo

Imediatamente antes do voo, o aeromodelista deve verificar as condições actuais e o funcionamento próprio de todas as partes que contribuem para um voo eficiente e seguro do modelo, do aperto e fixação das várias partes, em especial os motores e hélices.
Os modelos que não tenham sido testados e provados em voo, não devem ser voados na presença de espectadores.

Deve haver empenho em conduzir todos os voos de modo a evitar perigo para os espectadores e outros aeromodelistas.

Normas Gerais para Radio-controlo

Elabore uma Lista de Verificações certificando-se de que tudo está em condições para poder ir para o campo de voo. Deverá ter mantido as baterias à carga durante a noite.
À sua chegada ao campo, antes de mexer no Emissor, verifique se existe um Controlo de Frequências; só deverá ligar o seu rádio quando a sua frequência estiver disponível.
Se não houver Controlo de Frequências, informe-se das outras frequências e avise qual é a sua; Se houver duplicação de frequências, coloque-se perto de quem utiliza a mesma e esteja atento aos que vão chegando, para ver se têm o mesmo cuidado.
Antes de descolar o seu aeromodelo, verifique;
se todas as superfícies móveis funcionam correctamente;
se o rádio tem alcance de emissão;
se os ajustes finos (“trims”) estão em posição correcta.
Não faça incidir os gases de escape do seu motor na direcção dos outros praticantes;
Aconselhe o público a afastar-se, pois existem perigos inerentes ao funcionamento dos modelos;
Observe as regras específicas dos recintos privados, cedidos obsequiosamente: Bases Militares, Aeródromos Civis, etc. e especialmente não deite lixo no chão: mantenha o campo de voo tão limpo quanto o desejaria encontrar quando chega;
Controle a carga das suas baterias; se não tiver verificador de carga, faça no máximo SEIS voos de 10 minutos;
Veja onde está o Sol e evite ficar encadeado com ele; não voe junto a cabos aéreos ou outros obstáculos;
Depois do motor afinado e do teste com o modelo a 45o, certifique-se de que a Pista está livre e prepare a sua descolagem avisando em voz alta: “Vou descolar”;
Após a descolagem, execute sempre a volta inicial para o lado oposto onde você se encontra e se situam os espectadores e os veículos; Nunca execute quaisquer manobras sobrevoando os locais referidos;
Não deixe o seu modelo distanciar-se demasiado: A definição da sua atitude torna-se precária e, se o motor parar, torna-se difícil trazê-lo de regresso;
Ao decidir aterrar, avise em voz alta: “Vou aterrar”;
Em caso de emergência, Alerte os demais para lhe facilitarem a manobra e para os precaver do perigo;
Controle o tempo de voo, para não entrar em falta de combustível.